Coletor de pó caseiro

Em quase toda oficina de um hobbista se encontra um coletor de pó, ideal para manter organizada a limpeza da oficina e também para prolongar a vida útil do aspirador de pó.Então este é mais um projeto a ser executado, um coletor de pó caseiro.

Materiais usados

Na tentativa de colher um bom resultado antes juntei as peças a serem usadas no projeto, um pote grande e um pequeno de produtos para sorveteria, um tubo e duas conexões(joelho e luva) ambos de 40 mm.

                                     
Colando o tubo com o joelho na tampa do pote pequeno

O joelho foi acoplado ao tubo e ambos colados na tampa do pote pequeno, este conjunto forma a parte que conecta o aspirador de pó para o efeito "ciclone".

Retirado o fundo do pote pequeno e colado o tubo de sucção

Ainda trabalhando no pote pequeno, foi colado o tubo de sucção, onde conecta-se a manqueira que vai sugar toda a sujeira.

Detalhe externo do pote pequeno

Do lado de fora foi preciso um parafuso para fixar bem o tubo e posteriormente isolado com cola de silicone, que também foi usada na colagem de todas as peças plásticas.

Conjunto colado na tampa do pote grande

Esta parte de cima é a principal, onde se conecta o aspirador, que é a força de todo o conjunto e onde sai a mangueira de sucção, que vai limpar o ambiente, pode se usar também um cone de sinalização no lugar do pote pequeno.

Conjunto quase pronto

Com o conjunto montado, foi a hora de realizar alguns testes, satisfatórios, perde-se um pouco a potência de sucção, mas muito pouco, vale a pena pois o aspirador de pó terá uma vida útil mais prolongada e vai melhorar na hora da limpeza, basta retirar o pote grande e ensacar o pó.

Aqui montado na sua base e acoplado ao aspirador de pó

Já faz tempo que quero montar este projeto, à algum tempo que tenho uma mangueira extra de aspirador guardada na oficina, e os potes foram encontrados no lixo.


Testes satisfatórios

Quanto ao pote maior às vezes se comprime com a potência do aspirador, será pensado em algo para melhorar a estrutura do mesmo.

Aspirador e coletor guardados 





Comentários

  1. Danilo
    Bacana, gostei da ideia, ontem arrumei um aspirador Eletrolux que foi descartado e farei um identico para mim.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Zero, preciso fazer umas melhorias mas garanto que funciona muito bem, abs.

    ResponderExcluir
  3. Então, de primeiro obrigado por partilhar a ideia do coletor , construí o meu funcionou perfeitamente , só estou com uma duvida de o porque ele assobia tanto faz um barulho agudo bem forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse barulho sai do meu aspirador, eu considero normal, do coletor ainda não percebi.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mini torno caseiro

Plaina Invertida